fbpx

Tema:

Mulheres, não façam nenhum exame antes de ler esse artigo

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mulheres, não façam nenhum exame antes de ler esse artigo

Cuidar da saúde de forma preventiva é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças em cada fase da vida da mulher. Desde a adolescência, é importante visitar o médico para o acompanhamento e realização de exames.

Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) apontou que 20% das brasileiras não vão ao ginecologista com frequência. São 16,2 milhões de mulheres que não passam por consulta há mais de um ano e 4 milhões que nunca procuraram um profissional da área. 


Qual é a idade para a mulher fazer os exames preventivos?

O momento ideal para o início desse monitoramento é logo após a primeira menstruação ou a iniciação sexual.

O ginecologista é o profissional que indica quais exames preventivos devem ser feitos, além de dar orientações sobre métodos anticoncepcionais, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, irregularidade menstrual e a prevenção da gravidez indesejada.

São os exames preventivos que garantem o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Quanto mais cedo diagnosticadas essas doenças, maiores as chances de cura.

Quais são os exames preventivos da saúde da mulher?

Exames de sangue

Hemograma, colesterol total e frações, glicemia de jejum, creatinina, HIV, sífilis, hepatites B e C, THS, T4livre, FSH, LH. Os exames são solicitados a critério médico para investigação diagnóstica, baseado na história clínica e exame físico da paciente.

Exame clínico e história clínica

Investigação feita pelo ginecologista em consultas anuais. São importantes para investigar sinais, sintomas e fatores de risco da mulher, para o exame clínico das mamas, exame especular e toque vaginal.

Colposcopia/vulvoscopia

Indicados nos casos de alteração do colo do útero, paredes vaginais ou na vulva em casos em que há alteração no exame de Papanicolau ou para complementá-lo.

Papanicolau

Indicado para detectar câncer de colo de útero e infecções. Deve ser realizado todos os anos, a partir do início da vida sexual, inclusive nas gestantes.

Mamografia

Realizada a partir dos 40 anos, é a principal forma de detecção precoce do câncer de mama. Deve ser feita todos os anos, inclusive nas pacientes de baixo risco.


Ultrassom de mamas

Indicado para as pacientes jovens, mulheres com mamas densas, em casos de sintomas mamários ou como complemento do exame de mamografia.


Ultrassom transvaginal

Indicado para rastreamento de câncer de ovário e diagnóstico de miomas e cistos ovarianos.


Densitometria ósseaExame que deve ser realizado após a menopausa para avaliação da perda de massa óssea e risco para osteoporose.


Seu check-up está em dia?

Se você ainda não fez seu check-up anual, e procura uma alternativa aos altos custos dos planos de saúde, conheça a VIVA10.

Ao fazer sua assinatura você tem acesso a uma rede credenciada de 5 mil profissionais de saúde e pode pagar suas consultas, exames e procedimentos em até 12 vezes no cartão de crédito.

Sem carência ou limite de idade, é a solução simples e sem burocracia que você merece para deixar sua saúde em dia.

Fonte:
https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/3314-dia-internacional-da-mulher-saiba-quais-exames-preventivos-devem-ser-feitos-periodicamente-para-manter-a-boa-saude

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/saude-da-mulher-importancia-dos-exames-de-rotina/

Veja também

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades direto no seu e-mail.