fbpx

Tema:

Novembro Azul – A importância da prevenção ao câncer de próstata

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Novembro Azul – A importância da prevenção ao câncer de próstata

Você apoia a campanha Novembro Azul?

Todo ano ela fortalece a importância dos cuidados com o diagnóstico e a prevenção do câncer de próstata. Esse movimento se iniciou em 2003 na Austrália e a cada ano se fortalece com o apoio de toda a sociedade em torno dessa causa.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no país. Um homem morre a cada 38 minutos em decorrência da doença e 3 milhões vivem com ela no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

E o que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino que se localiza abaixo da bexiga, com a função de produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

Um dos indicadores de risco mais importantes é a idade, pois acima de 50 anos a incidência e a mortalidade aumentam significativamente. Ter pai ou irmão com a doença antes dos 60 anos e excesso de gordura corporal também aumenta os riscos.

Outros fatores também relacionados são a exposição a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), a arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), a produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas.

Quais os sintomas de quem está com câncer de próstata?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode ser silencioso, com pacientes sem sintomas ou com aqueles semelhantes ao crescimento benigno da próstata como a dificuldade de urinar e a necessidade de acordar mais vezes à noite para urinar.

Em fases mais avançadas pode apresentar dor óssea, sintomas urinários, ou se mais grave, insuficiência renal ou infecção generalizada.

Diagnóstico do câncer de próstata

A melhor forma de combate ao câncer de próstata é a sua detecção precoce, pois possibilita encontrar o tumor em uma fase inicial e aumenta as chances do tratamento ser bem-sucedido.

Ela pode ser feita através de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.


Na VIVA10 você conta com o apoio de urologistas e uma rede de laboratórios para realizar seus exames preventivos, podendo parcelar em até 12 vezes no seu cartão de crédito.




Fontes

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

https://bvsms.saude.gov.br/17-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata-novembro-azul

https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/

https://portaldaurologia.org.br/publico/novembro-azul/sbu-e-sboc-se-unem-para-informar-sobre-prevencao-e-desafios-nacionais-contra-o-cancer-de-prostata/

Veja também

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades direto no seu e-mail.