fbpx

Tema:

5 MOTIVOS PARA FAZER TERAPIA

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

5 MOTIVOS PARA FAZER TERAPIA

Para muita gente procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra é coisa de “maluco”. Porém, é muito importante desmistificar a terapia, prática que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e melhorias na qualidade de vida.

Através da terapia é possível se conhecer melhor, aprender a conviver de maneira mais harmônica com outras pessoas, e desenvolver habilidades pessoais para enfrentar os inevitáveis sofrimentos do existir.

Por que procurar um terapeuta?

Pode-se recorrer à psicoterapia a qualquer momento, seja para buscar autoconhecimento ou para atravessar fases específicas da vida.

Hoje apresentamos alguns motivos para você procurar ajuda de um especialista:

1. Dificuldades nos relacionamentos

Se existem problemas nos relacionamentos pessoais como conflitos, afastamentos, separação ou outras questões, a terapia pode se tornar uma grande aliada. Ter acompanhamento psicológico pode ajudar na compreensão das causas, encontrar caminhos para resolução, conciliação e recuperação da autoestima.

2. Problemas no trabalho

O trabalho também tem um papel importante na vida da maior parte das pessoas, afinal é onde se passa a maior parte do tempo. Por isso é importante perceber quando algo não vai bem e começa a trazer consequências para a vida emocional, como a falta de motivação, a dificuldade de concentração, o baixo desempenho, entre outras.

O apoio terapêutico pode ser uma ótima forma de lidar com essas questões, além de trazer mais clareza sobre os potenciais e habilidades pessoais na área profissional.

3. Questões de saúde

Você já associou algum desconforto físico a situações difíceis? Dores no estômago, taquicardias, dores musculares, são algumas respostas do corpo ao estresse. É sempre importante consultar um médico para avaliar a condição de saúde, mas aqui também, um acompanhamento psicológico pode ajudar muito na melhoria dos sintomas.

4. Situações traumáticas

Perdas, divórcios, mudanças bruscas de vida, acidentes, são situações da vida que podem ser desafiadoras de lidar. É normal sentir dor, medo e angústia, e nesse caso, a terapia pode ser um suporte importante para passar pela fase difícil com mais tranquilidade.

5. Ansiedade ou depressão

Somos o povo mais ansioso do mundo, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde. São quase 19 milhões de brasileiros convivendo com a doença, agravada com a pandemia. Se você sente que pode estar nesse grupo, sente sintomas de depressão ou falta de propósito, é fundamental procurar ajuda profissional.

Estamos no Setembro Amarelo, Mês da Prevenção ao Suicídio. Um momento para refletir sobre como cuidamos de nossa saúde mental e apoiar os que estão precisando de ajuda em nossa volta.

A VIVA10 apoia essa causa e convida você a conhecer sua plataforma de acesso à saúde que oferece teleconsultas com psicólogos e psiquiatras, com atendimento pelo computador ou celular, de forma fácil e sem burocracias. Acesse “ “ e saiba mais.

Fontes:

Campanha Setembro Amarelo www.setembroamarelo.com

Unibrasil https://www.unibrasil.com.br/descubra-como-a-psicologia-pode-ajudar-a-viver-melhor/

G1 https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2020/12/06/ansiedade-e-o-transtorno-mais-comum-entre-os-brasileiros-sintomas-pioraram-durante-a-pandemia.ghtml

Veja também

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades direto no seu e-mail.