fbpx

Tema:

Positividade e saúde: tem alguma relação?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Positividade e saúde: tem alguma relação?

É possível que você já tenha escutado dizer que pessoas negativas ou pessimistas vivem menos. De verdade, não tenho dados que comprovem essa afirmação, a única coisa que sinto, e sei, é que pessoas negativas e pessimistas vivem uma vida muito mais conturbada. Pense nas pessoas assim que você conhecer, talvez faça sentido. Digo isso pois como seres humanos já nascemos com o nosso instinto de sobrevivência afiado, imagine então se tudo que pensarmos nos colocar em perigo constante? Ou, se para tudo tivermos que nos defender, proteger, prevenir e bloquear? Já percebeu a complexidade de viver tenso?

A idéia de que positividade e otimismo podem melhorar nossa saúde vem basicamente da premissa que ao atenuarmos nosso olhar diante das circunstâncias, focamos nas soluções e nos aprendizados muito mais do que nas adversidades – menos estresse.

Vale ressaltar que isso não significa ignorar a existência de riscos e nem tampouco fantasiar que escolhas ruins podem gerar bons resultados, não é nada disso. Na verdade, o aspecto positivo e negativo que nos conduz está muito mais conectado com o tipo de atitude que escolhemos ter diante da vida.

Pessoas positivas e otimistas acreditam que as coisas tendem ou podem dar certo, e por esta razão se dedicam a fazer o que está ao seu alcance. Já pessoas negativas ou pessimistas acreditam que as coisas tendem ou podem dar errado, e por esta razão não fazem nada, afinal, não vai adiantar. A única certeza então é que se nada fizermos, nada mudará.

Viver de forma saudável é possível – a doença em geral é um chamado para a reflexão, nossa saúde assim como nossa vida é a somatória de nossas escolhas e atitudes.

Ter saúde nos aproxima cada vez mais da independência para fazer melhores escolhas. Sabendo disso, a pergunta inicial permanece: positividade e saúde têm alguma relação? A escolha é sua.

Paz e Bem
Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network

https://br.linkedin.com/in/rafaelottaiano
https://www.positivnetwork.com/

Veja também

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades direto no seu e-mail.